Os cochos para gado são construções que precisam proteger os alimentos utilizados na dieta dos animais, e seu dimensionamento correto é o ponto mais importante para que os animais consigam se alimentar de maneira efetiva. Todas as medidas dos cochos, como comprimento, largura e até profundidade, vão determinar se o acesso dos bois à comida será fácil ou não, garantindo que os alimentos sejam consumidos de maneira adequada. Nesse caso, quanto maior o número de misturas, maior a área de chegada ao cocho, para que assim os animais não precisem disputar um espaço e todos consigam se alimentar da melhor maneira possível.

Por isso, o modelo e o tamanho do cocho devem ser proporcionais ao consumo e ao tamanho dos animais. Os cochos em J são os mais efetivos para a alimentação dos bovinos, já que possuem um lado levemente mais baixo, fazendo com que os animais não precisem se esforçar demais para conseguir pegar a comida. Os cochos em U ainda são bastante utilizados, porém esse modelo não é o melhor para a alimentação, é possível ser utilizado para que os bois bebam água, mas na hora de pensar em uma melhor efetividade na engorda desses animais, o cocho J é a melhor saída.

A largura dos cochos precisa ser de no mínimo 40 centímetros, para que os animais tenham fácil acesso aos dois lados do cocho, fazendo com que ele não precise ser comprido. Por exemplo, para uma quantidade de cem bois, um cocho com largura menor que 40 centímetros precisa ter cerca de 10 metros de comprimento, já com largura de 40 centímetros pode ter apenas 5 metros. O mais crucial é que a disposição dos cochos seja feita da melhor forma na pastagem, eles precisam ser bem distribuídos e pensados para que os bois tenham fácil acesso para consumirem seus alimentos. Animais que não conseguem ter bom acesso aos cochos consomem menos comida e, por consequência, apresentam um desempenho produtivo mais baixo. Os cochos precisam estar perto, tanto os de comida quanto os de água, e sempre em locais cobertos e arejados, para que os animais não sofram com o calor na hora de se alimentarem.