Lajes de concreto - Concrelaje

Laje é uma estrutura que compõem as obras e podem ser usadas como cobertura, forro ou piso de um edifício. As lajes são estruturas planas, normalmente fabricadas em concreto, que se apoiam nas vigas da construção ou diretamente sobre os pilares. As lajes pré-fabricadas são aquelas que já chegam prontas ou semi-prontas nas construções, compostas por painéis de concreto tornando o conjunto da obra mais resistente.

Uma das vantagens em se usar lajes pré-fabricadas é o custo acessível e a facilidade de instalação. Elas também dispensam a grande quantidade de madeira que seria usada se fosse feita a laje convencional.

Lajes alveolares – compostas por grandes painéis, geralmente protendidos, ou seja, cuja armadura é constituída por cabos de aço de alta resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto, que vencem vãos muito grandes. Estes painéis protendidos são produzidos em concreto de elevada resistência nas alturas de 15 e 20cm, conforme o vão e a sobrecarga. O transporte deve ser feito com guindastes.

Lajes Pi – As lajes Pi são produzidas em concreto armado e moldadas em formas metálicas. Podem ser utilizadas para mezaninos ou pavimentos superiores. Estas lajes podem ser apoiadas em toda sua altura com vigas “T”, “L” ou sobre vigas retangulares. Suas maiores vantagens são a rapidez e a resistência, a Laje Pi não necessita de cura e nem escoramento. A Laje PI também pode ser utilizada em muros de contenções.

A escolha da melhor laje para a sua obra deve ser feita pelo arquiteto e pelo calculista da construção. A importância em escolher a laje mais adequada para cada obra está diretamente relacionada à estética desejada, qualidade da obra, à resistência, à durabilidade da sua estrutura, à economia de materiais e à saúde do seu bolso.

Voltar