Mata-burros - Concrelaje

O mata-burro é um tipo de ponte simples e muito usado em propriedades rurais, no entanto a tecnologia é fundamental para oferecer maior resistência, durabilidade e segurança. Inicialmente os mata-burros eram construídos com madeira, no entanto a chuva e o sol provocaram o apodrecimento da estrutura. O transito constante também faz com que os tabuleiros se soltem com frequência, assim esse modelo de mata-burro já esta sendo substituído por outros modelos que não usam madeira.

Com maior durabilidade, as propriedades rurais começaram a adotar outros modelos de mata-burros, como por exemplo, o de concreto, por ser mais resistentes e ter uma alta durabilidade se comparado com a madeira. Por ser feito de concreto, ele é mais resistente e também ajuda na preservação do meio ambiente. A estrutura é simples mas faz uma diferença na vida dos produtores rurais.

O mata-burro fica ao lado da porteira, na entrada da propriedade, é um obstáculo que impede a saída dos animais e deixa a passagem livre para os veículos.  O concreto é mais resiste do que a madeira, não precisa de manutenção e assim se torna mais barato, pois o mata-burro de madeira precisa de constante manutenção.

Os mata-burros de madeiras ainda são comuns em pequenas propriedades rurais, escolhida pelos produtores rurais devido a facilidade de aquisição de matéria-prima, geralmente troncos de árvores retiradas da própria propriedade. Existem diversas desvantagens em usar a madeira no lugar do concreto, como a resistência inferior o que pode levar a sérios acidentes com veículos pesados, mesmo usando apenas veículos leves, há necessidade de substituições e manutenções constantes.

Enquanto um mata-burro de ferro pode chegar a preços elevados, sem levar em conta os custos das horas/máquina para a abertura da vala, os mata-burros de concreto não necessitam de escavação do terreno, basta nivelá-lo e instalar.