Pontes de Concreto - Concrelaje

As primeiras pontes de concreto surgiram no início do século 20, eram estruturas simples e em pedra. A partir de 1912, as pontes de concreto e viga começaram a surgir.

Hoje, com o avanço dos estudos e principalmente com o auxílio da tecnologia, as pontes são desenvolvidas com mais facilidade e esteticamente estão com design cada vez mais bonito.

As pontes de concreto em geral são construções destinadas a estabelecer uma continuidade de uma via, seja ela de que natureza for. Para a construção das pontes, além do concreto, é utilizado aço para dar resistência a sua estrutura e ajudar em sua forma final. Lajes, vigas e pilares constituem as pontes de concreto.

Em geral, as pontes são mais utilizadas para o transporte de cargas, por isso é preciso considerar seu efeito dinâmico.

Construção de uma ponte

O processo de construção das pontes leva em consideração o peso das cargas, mobilidade, funcionalidade, segurança, economia e até mesmo a estética. Afinal, o impacto visual de uma ponte no ambiente merece atenção em seu planejamento. Além de implicar também custos de construção.

O comprimento da ponte, os vãos, vãos livres e a altura da construção também devem ser analisados no início do projeto. O projeto de uma ponte de concreto deve conter informações importantes como: quantidade de vias, largura de faixas, acostamentos, informações tipográficas, hidráulicas e do local, se há limitações de acesso, se transpõe rios ou leitos, etc. É com base nessas e outras informações que o projeto básico começa a ser definido, ele é elaborado por engenheiros e arquitetos.

As pontes de concreto possuem grande importância, vão muito além de sua funcionalidade, elas fazem parte do patrimônio de diversas civilizações antigas e também são responsáveis por se tornarem cartões postais de diversas cidades pelo mundo.

Já a importância econômica que as pontes representam está na infraestrutura de transportes feita pelos governos federais, além disso, uma ponte de concreto está diretamente ligada à indústria, nos transportes de cargas por todo o país, gerando movimentação da economia.

É bastante comum vermos pontes nas estradas atravessando rios, ligando cidades e contribuindo com paisagem local.