Sapatas de Concreto - Concrelaje

A sapata de concreto é utilizada na base de diferentes portes de edificações levantadas sobre solos estáveis por ser confiável e econômica. Se usada da maneira ideal, a sapata de concreto exige pouca escavação do terreno, obtendo assim ótima resistência às altas cargas de maneira econômica. Além disso, a capacidade de se moldar as sapatas em diferentes formas faz delas extremamente versáteis na construção das fundações de uma obra.

Outra característica da sapata de concreto pré-fabricada é a facilidade de instalação. Ainda que precise de cuidados, sua execução dispensa peças e equipamentos especiais no canteiro. Utilizar sapatas pré-fabricadas é uma das maneiras mais eficientes e modernas de se executar uma obra. Pré-fabricada é toda peça produzida ou moldada industrialmente, e tem como objetivo reduzir o tempo de trabalho e o risco de falhas, economizando no material de construção.

Em obras com prazos de execução reduzidos, o uso de sapatas de concreto e outros itens pré-fabricados pode ajudar a conseguir tempo valioso para a conclusão da construção, além de reduzir o custo final do material consideravelmente. Itens pré-fabricados têm garantia de segurança e trazem resultados melhores, diminuindo o risco de acidentes e desperdício de material.

Sapata isolada – ideal para fundações superficiais, é pensada para suportar a carga de um só pilar ou coluna.

Sapata corrida – mais indicada para muros, paredes e outros tipos de elementos contínuos, já que suporta o peso distribuído dessa forma com mais eficiência.

Sapata associada – também conhecida como radier parcial, é uma sapata com vários pilares em alinhamentos diferentes quando vistos na planta. Costuma ser usada quando a posição de duas sapatas individuais acaba ficando muito próxima por falta de espaço ou questão estrutural, evitando assim que as bases das sapatas acabem ficando sobrepostas ou atrapalhem a estrutura.

Sapatas de concreto pré-fabricadas podem ser adotadas quando o solo da obra apresenta boa resistência mecânica e para fundações rasas. A decisão sobre a melhor opção de sapata e como ela será aplicada na obra cabe ao arquiteto e ao calculista da construção. São as pessoas mais adequadas a escolher de maneira consciente que tipo de sapata se adequa melhor a cada circunstância imposta pela obra.

Voltar