Vigas de Concreto - Concrelaje

A viga em concreto pré-moldado é um elemento de concreto armado pré-moldado para a execução de construções de edifícios, galpões comerciais entre outras obras com o objetivo de obter uma obra com velocidade de construção, redução de custos e processo construtivo racionalizado.

As vigas geralmente são utilizadas no sistema laje-viga-pilar, para transferir esforços verticais recebidos da laje para o pilar transmitindo o peso das lajes e dos demais elementos para os pilares.

As vigas são retangulares variando de seção e tamanho conforme o projeto. Elas podem ser encontradas em diversos tipos:

Vigas de travamento: As vigas de travamento são utilizadas quando existe e necessidade de realizar um travamento lateral, impedindo seu movimento e auxiliando na execução das paredes de alvenarias. Elas podem ser encontradas em protendidas ou armadas e em seções I ou T.

Vigas de Transição: As vigas de transição são utilizadas para receber as vigas de cobertura de seção I quando no projeto substitui a utilização de um pilar.

Vigas de apoio de laje e vigas de cobertura: As vigas utilizadas para apoio de lajes podem ser de concreto armado ou protendido, nas seções I ou L. As   vigas de cobertura são as vigas destinadas ao apoio das terças sejam elas de concreto ou para estrutura metálica.

Viga Calha: As vigas calha em concreto possuem ótima vedação e excelente vazão para as águas das chuvas. A viga calha possui seção “U” e é colocada sobre a cabeça dos pilares. Sua face inferior é impermeabilizada com duas demãos de manta hidro asfáltica.

Vantagens vigas pré-moldadas em relação a construção de vigas moldadas no local:

  • Aumento da qualidade da execução dos serviços devido ao processo de construção não ser feito in loco, evitando possíveis falhas de traços de concreto, de armação e montagem de formas;
  • Obra rápida, diminuição de prazo de entrega das etapas e da obra como um todo;
  • Redução de custos: Com a introdução de elementos de concreto pré moldados na obra, o serviço ficará racionalizado, evitando desperdícios de materiais, reduzindo o custo final com material e mão de obra.
Voltar